quarta-feira, 28 de maio de 2014

Curso de Capacitação de Educadores Populares

Caríssimos Colegas!
 
Convido-os e por gentileza divulguem o Curso de Capacitação de Educadores Populares que iniciará nesta
 
quarta com a Conferência Práticas Pedagógicas e Ensino Básico, a partir das 18:30 no Práxis - Pré-Vestibular
 
Popular, Antigo Hospital da UFSM, Rua Floriano Peixoto 4º Andar, com a presença neste dia 28/05 de Carlos
 
Rodrigues Brandão (palestrante)um dos maiores especialistas brasileiros sobre Educação Popular  e
 
Tereza Maria Copetti Dalamaso (Debatedora), a ex-Coordenadora Regional de Educação, Mestre em
 
Educação pela UFSM (com a dissertação Educação e trabalho no contexto da escola pública de ensino médio, em
 
tempos de crise civilizatória: um estudo de caso) e Ativista Social.
 

Carlos Rodrigues Brandão

 
 
 
 
 
 
Possui graduação em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1965), mestrado em antropologia pela Universidade de Brasília (1974) e doutorado em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (1980). Atualmente é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)e professor visitante senior da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de antropologia, com ênfase em antropologia rural, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, educacao popular, campo religioso, religiao e educacao. Coordena atualmente dois projetos de pesquisa nos sertões do Norte de Minas. É Comendador do Mérito Científico pelo MCT, Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Goiás, Professor Emérito da Universidade Federal de Uberlândia. É autor e organizador de 78 livros e 86 artigos científicos, entre outros com destaque para:
 
Peões, pretos e congos: trabalho e identidade étnica em Goiás. Goiânia: Editora da Universidade de Brasília,
 
1977.
 
Sacerdotes de viola: rituais religiosos do catolicismo popular em São Paulo e Minas Gerais. Petrópolis: Vozes,
 
1981.
 
O que é educação. 35a. ed. São Paulo: Brasiliensis, 1981.
 
Plantar, colher, comer. Rio de Janeiro: Graal, 1981.
 
Os Deuses do Povo: um estudo sobre a religiao popular. São Paulo: Brasiliense, 1982.
 
O que é o método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1983.
 
 Saber e ensinar: três estudos sobre educação popular. 1. ed. Campinas: Papirus, 1983.
 
Pensar e prática: escritos de viagem e estudos sobre educação. 2a. ed. São Paulo: Loyola, 1984.
 
O ardil da ordem: caminhos e armadilhas da educação popular. 2a. ed. Campinas: Papirus, 1984.
 
 Educação popular. 2a. ed. São Paulo: Brasiliensis, 1984.
 
Lutar com a palavra: escritos sobre o trabalho do educador. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
 
A educação como cultura. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
 
Saber e ensinar: três estudos de educação popular. Campinas: Papirus, 1986.
 
 Identidade e etnia: a construcao da pessoa e a resistencia cultural. São Paulo: Brasiliense, 1986.
 
(Org.) . As faces da memória. CAMPINAS: UNICAMP, 1995.
 
 A educação popular na escola cidadã. Petrópolies: Vozes, 2002.
 
A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003.
 
Com saudações acadêmicas!
 
·        ·        Título: Curso de Capacitação de Educadores Populares.
·        Carga Horária: 100 horas.
·        Período: maio-novembro de 2014.
·        Entidades, instituições e movimentos parceiros: Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul;
Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos;Marias Bonitas Fazendo História (Projeto de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria); GAPIN (Grupo de Apoio aos Povos Indígenas); Museu Treze de Maio; CPERS- Sindicato;Rede de Educação Cidadã; AFRONTA. Levante Popular da Juventude.
Metodologia: O Curso de Capacitação de Educadores Populares está estruturado em uma diversidade de temas, metodologias de ensino, espaços de ação e meios de divulgação queestão articulados as lutas dos movimentos sociais populares e da educação pública de Santa Maria. Neste sentido, foram elencados seis temas, a saber: Práticas Pedagógicas no Ensino Básico; Reforma Política e Educação; Educação Popular e Economia Popular e Solidária; Diversidade Sexual na Escola; Educação do Campo e dos ·        Povos da Floresta; Vadias:para além da Marcha, a construção cotidiana do empoderamento das mulheres; 11 anos da Lei 10.939: lutas, dilemas e perspectivas.
Entre os meses de maio e novembro, tais temas serão abordados junto aos participantes por pesquisadores da área, com mediação de nomes indicados pelos movimentos sociais articulados a estes. Estão previstos três turnos de atividades por mês, sendo dois teóricos (abordagem do tema e metodologias de ensino articuladas a este), e um prático, de experimentação em escolas do Ensino Básico e espaços de Educação não-formal, em Santa Maria.
Estão previstos turnos de atividades à distância, para elaboração de artigos, com registro das discussões e atividades.
 
Diorge Alceno Konrad
Coordenador Geral do Práxis - Pré-Vestibular Popular
Professor Associado do Programa de Pós-Graduação, do Curso de História - Licenciatura Plena e Bacharelado e do Departamento de História da UFSM, Doutor em História Social do Trabalho pela UNICAMP.

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