Estágios em Psicologia -- Âmbito Nacional e Internacional



ATENÇÃO!!!

TODOS OS ESTAGIÁRIOS devem entregar o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório logo no início do estágio, A CADA SEMESTRE.


OBS: Não alterar a configuração do documento. São quatro páginas numeradas (deve obrigatoriamente constar o número da página!!!) e observar que a última página onde constam as assinaturas deve conter texto e não somente espaço para as "assinaturas soltas". As cópias que serão assinadas pela Coordenadora já devem vir com as demais assinaturas para que uma fique na Secretaria do curso.


Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório disponível aqui.


Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Interno disponível aqui. (Para estágios em setores da UFSM)


Estágio no Exterior Estágio no Exterior

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:


- É FUNDAMENTAL que todos os estagiários de Psicologia leiam antes de iniciar o estágio:
LEI Nº 11.788 de 25/09/2008, a qual rege seus direitos como estudante estagiário.


Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm

- Para estágio fora da UFSM usa-se o Termo de Estágio OBRIGATÓRIO.
- Se o estágio for em algum setor dentro da UFSM usa-se o Termo de Estágio OBRIGATÓRIO INTERNO.

- O período de estágio é o referente ao semestre letivo da UFSM. Nesse segundo semestre o período do estágio é de 02/09/2013 a 28/01/2014.- O acadêmico do curso que realiza estágio é coberto por um seguro. No entanto este seguro só tem validade com o Termo de Estágio devidamente preenchido e assinado. Portanto não deixe de providenciar o Termo logo, só assim estarás amparado.






Outros Documentos de orientação:





https://docs.google.com/document/d/1zqzsJS3uZv6d-Dp36i5rRXn92i1y9DkF3kQn9GOesi4/edit?usp=sharing


https://docs.google.com/document/d/1ramZFDMQRbqL34boCe6_zgPg2K7wLQsaAWcLhR8QKqM/edit?usp=sharing



Nova Cartilha


ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS

(popularmente denominado Estágio extra-curricular):


- O acadêmico deve observar o que consta na RESOLUÇÃO Nº 025/10 da UFSM. Esta regulamenta, no âmbito da UFSM, a concessão de Estágios Supervisionados Obrigatórios e Não Obrigatórios para alunos de graduação e de ensino médio e tecnológico. Normalmente tem que ter convênio e Termo Aditivo.

(disponível na página da UFSM -> Institucional + Consulta Resoluções + Resolução nº 025/10 e pesquisar resolução nº 025)


- Quando não há tempo hábil para providenciar as exigências, sugere-se que o acadêmico realize a atividade pretendida como uma Atividade Complementar da Graduação (ACG). Solicitar certificado no local após conclusão e apresentar para como cômputo de horas como "OUTRAS ATIVIDADES À CRITÉRIO DO COLEGIADO".




Para Acessar o Termo de Compromisso do Estágio não-obrigatório: TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO

(Atenção! Cuidar a Seguradora em vigência)



Atualmente é oferecido o seguinte tipo de estágio: (em reformulação)


- Com supervisão dada pelo psicólogo determinado pela instituição onde o aluno faz o estágio e com acompanhamento feito por um professor-supervisor do Departamento de Psicologia (estágio externo).


Este acompanhamento visa garantir a qualidade de desempenho no estágio através de uma reflexão crítica do trabalho que está sendo realizado, de discussões teóricas, de troca de informações e de experiências, etc.


Este estágio obedece a normas específicas de acordo com a área escolhida. Os alunos interessados devem procurar os professores-supervisores a fim de receberem as informações sobre o procedimento formal a ser seguido em cada caso.





Ênfases de atuação:


- Clínica

- Educacional/Escolar

- Prevenção e Tratamento

- Social

- Organizacional/Trabalho




Para maiores detalhes sobre a especificidade de cada ênfase de estágio, consulte postagens específicas nesse blog. Procure pela Tag 'estágio'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário