Grupos de Pesquisa da Psicologia - UFSM




Nessa página você encontrará a descrição de alguns Grupos de Pesquisa vinculados ao Curso de Psicologia




Saúde, Minorias Sociais e Comunicação

Adriane Roso

Hector-Omar Ardans Bonifacino

Link http://plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0327707QZ7GBKR


O grupo tem como objetivo geral promover elementos teórico-práticos para a promoção da saúde. Pesquisa e intervém em diferentes âmbitos: CAPS AD, Clínica de Estudos e Intervenções em Psicologia - CEIP/UFSM, internet, instâncias de controle social.
Através do contínuo questionamento sobre as relações de poder e sobre as verdades que permeiam as narrativas e os discursos cotidianos de diferentes atores sociais, realiza pesquisa, atividade de extensão e intervenções terapêuticas (especialmente no nível da grupalidade).
Os pressupostos da Psicologia Social Crítica e dos Estudos Feministas guiam a postura ética do grupo. A reflexão teórica é feita com base na Teoria das Representações Sociais (Jodelet; 2005; Moscovici, 2003; Guareschi & Jovchelovitch, 2000), aliada a uma concepção crítica das relações de poderes (Guareschi, 2000; Thompson, 1995; Foucault, 1999, 1980) e às concepções que definem saúde e o corpo como uma construção cultural, política e organizada em sistemas de poder (Parker, Herdt & Carballo, 1999; Rubin, 1999; Vance, 1999; Foucault, 1999, 1980; Petchesky, 1998; Weeks, 1986).
Tem como ponto de partida as estratégias de comunicação que circulam nas instituições de saúde, nas (ciber)mídias, e em grupos sociais diversos.
A meta principal é contribuir com o fortalecimento da ação política das pessoas, de modo que os espaços de decisão política pertençam efetivamente a todas as pessoas, inclusive às minorias sociais.
O Grupo agrega, no momento, duas linhas de pesquisa: (1)(Ciber)Mídia e Instituições: relações de poder, representações e desafios na saúde (2)Saúde das Mulheres: relações de gênero, representações e políticas públicas.
Também conta com um Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia Social (LEPPSO), no qual são realizados estudos teóricos/práticos presenciais e virtuais.




Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde


Alberto Manuel Quintana
Aline Cardoso Siqueira
Caroline Rubin Rossato Pereira
Dorian Mônica Arpini

http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0327707NWZC4TW


A aproximação do universo das pacientes com doenças orgânicas coloca-nos diante de diversos questionamentos. Sabemos, inicialmente, que é no "corpo" que a doença se manifesta. Contudo, será que podemos pensar que, ao falarmos do corpo do ser humano, possamos nos restringir ao corpo anatômico? Se nosso corpo não se limita àqueles componentes biológicos, mas inclui também, e quiçá fundamentalmente, as representações do mesmo que nele se sustentam, cabe perguntarmo-nos como é que essas representações se articulam, se é que se articulam, com as modificações orgânicas produzidas pela doença. Deparamo-nos, basicamente, com manifestações orgânicas e com suas relações com os componentes psicológicos e sociais. Porém, observamos que isso não é uma via de mão única que vai do orgânico ao psíquico. Na verdade, percebemos que determinadas características psicológicas também têm influência no orgânico, e não poderia ser de outra maneira, a não ser se tentássemos manter uma visão monística. Estamos falando aqui daqueles componentes psicossomáticos presentes nas diferentes manifestações das doenças. Este nucleo busca através da interdisciplinariedade integrar os diferentes discursos que existem em relação a esta temática para possibilitar que o profissional de saúde possa perceber o seu paciente também como um ser integrado e não mais fragmentado. Considerando ainda a importância da Psicologia se inserir em diferentes realidades sócio-culturais, repensando suas teorias e sua prática, podendo construir a partir de um conhecimento baseado na realidade, uma leitura das problemáticas locais e uma compreensão das situações de vida geradas e marcadas por processos que envolvem o cotidiano dessa população, realizando, então, uma intervenção que possa auxiliar a comunidade nas questões relativas a saúde.

7 comentários:

  1. PAACS: Grupo de Pesquisa e Avaliação das Alterações da Cognição Social.
    Palavras-chave: cognição social; construção de instrumentos; transtornos psicológicos;
    Pesquisadores: Silvio José Lemos Vasconcellos
    Participantes: Júlia Fantini, Maria Lúcia Macari e Ricardo Beffart.
    Objetivo: Trabalha a elaboração e validação de instrumentos para avaliar mecanismos da cognição social, investigando a relação dos mesmos com a etiologia de diferentes transtornos mentais.

    Projetos:

    2011 - 2014
    Transtornos envolvendo alterações da cognição social e capacidade de perceber emoções expressas pela face

    Descrição: A presente pesquisa envolve a avaliação de alterações da cognição social relacionadaS a diferentes transtornos mentais. De um modo mais específico, investiga-se a relação entre o transtorno de fobia social com a capacidade de identificar emoções expressas pela face. Dar-se-á, por intermédio desse estudo, continuidade a trabalhos anteriores envolvendo a capacidade de indivíduos com traços de psicopatia identificarem emoções básicas expressas pela face..
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


    2012 - Atual
    Instrumentos para avaliar a capacidade de perceber emoções expressas pela face e depressão em universitários

    Descrição: Projeto objetivando validar o O ERI (Emotion Recognition Index). Teste composto de duas subescalas, uma para o reconhecimento de emoções através de expressões faciais (FACIAL-I) e outra para o reconhecimento por intermédio de estímulos verbais (VOCAL-I). Objetiva ainda avaliar a corelação entre diferentes instumentos elaborados e validados no Brasil para avaliar a capacidade de identificar emoções expressas pela face com a sintomatologia depressiva em universitários..
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


    2012 - Atual
    Instrumentos para Avaliar a Capacidade de Perceber Emoções e Depressão em Universitários

    Descrição: Trata-se de um estudo de validação convergente entre três instrumentos para avaliar a capacidade de perceber emoções expressas pela face. Dentre eles, destaca-se do Emotional Recognition Index (ERI) que também usa estímulos sonoros relacionados às diferentes emoções.Contempla também uma segunda parte envolvendo a validação de critério desses instrumentos.A adaptação e validação de instrumentos para esses fins revela-se importante para uma melhor investigação da etiologia de diferentes transtornos mentais. Busca-se, dessa forma, investigar a relação da capacidade de perceber emoções com a sintomatologia depressiva..
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

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  2. Informações obtidas através do Lattes (Cláudia Maria Perrone)


    Grupo de Pesquisa: O controle na sociedade de controle: a nova economia afetiva das organizações

    Descrição: A pesquisa tem como objetivo conhecer as repercussões reflexivo-afetivas das novas tecnologias de poder e controle nos empregados de empresas transnacionais. Parte-se da premissa de que as novas tecnologias informacionais operam na construção de regimes de visibilidade que constituem o princípio organizador do controle, mobilizando nas pessoas tanto a reflexividade como a afetividade.Processo 401590/2011-9.
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
    Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

    Integrantes: Claudia Maria Perrone - Integrante / Selda Engelman - Integrante / Gênesis Marimar Rodrigues Sobrosa - Integrante / Anelise Schaurich dos Santos - Integrante.
    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
    Número de produções C, T & A: 1


    Participantes: Camila Antunes de Almeida, Milene de Oliveira, Raquel Vieira Rodrigues

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    1. Alunos participantes adicionados após o início dos encontros: Tamires Dias, Nathan R. Carvalho, Henrique Corte Real e Jeanine de Miranda.

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  3. O Projeto BRINCAR está vinculado NÚCLEO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM SAÚDE - UFSM, liderado pelo Professor Alberto Manuel Quintana.

    Descrição: O câncer é uma doença grave que causa conseqüências importantes na vida do paciente, bem como mudanças de rotina e de pensamentos. A criança com câncer, ao estar hospitalizada, sente-se ameaçada por entender o que acontece com ela. Assim, acredita-se que é necessário que ela tenha a possibilidade de dispor de um espaço no qual possa brincar, e através disso, elaborar mais facilmente as angústias acerca da doença e da morte e luto que estão associadas a ela. Por isso, o presente projeto de extensão propõe-se a acompanhar crianças em situação de internação hospitalar que se encontram no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Para tanto, utilizar-se-á a sala de recreações do CTCriaC a fim de possibilitar às crianças uma situação de bem-estar, sendo que a equipe buscará atentar às questões saudáveis do seu desenvolvimento, apesar das repercussões físicas da doença que existem.

    Informações obtidas através do Lattes.

    Relatos das participantes Alessandra Caroline Ortiz Zimmerman, Gabrielle Barbieri Bressa, Luísa da Rosa Olesiak e Renata Petry Brondani:

    Esse projeto visa possibilitar aos acadêmicos do curso de PSICOLOGIA da UFSM ressaltar o lado saudável de crianças e adolescentes acometidos pelo câncer. Propondo momentos em que através do lúdico, oportunizam-se situações em que se pode criar um significado para essa vivência angustiante para todos os envolvidos.
    Inicialmente, os acadêmicos passam por um processo de preparação teórica para estarem aptos a frequentar esse específico ambiente. Posteriormente, a prática inicia e passa-se a frequentar uma vez por semana, durante um turno, a Sala de Recreações do Hospital, havendo, também, uma supervisão, semanalmente, para discutir-se as experiências e receber um auxílio de uma mestranda que ministra essa atividade.

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  4. Nome do grupo: Saúde, Minorias Sociais e Comunicação
    Status do grupo: certificado pela instituição
    Ano de formação: 2009
    Líder(es) do grupo: Adriane Roso -
    Área predominante: Ciências Humanas; Psicologia
    Instituição: Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

    O grupo tem como objetivo geral promover elementos teórico-práticos para a promoção da saúde, através do contínuo questionamento sobre as relações de poder e sobre as verdades que permeiam as narrativas e os discursos cotidianos de diferentes atores sociais. A partir dos pressupostos da psicologia social crítica, articula-se a Teoria das Representações Sociais (Jodelet; 2005; Moscovici, 2003; Guareschi & Jovchelovitch, 2000), uma concepção crítica das relações de poderes (Guareschi, 2000; Thompson, 1995; Foucault, 1999, 1980) e o as concepções que definem saúde e o corpo como uma construção cultural, política e organizada em sistemas de poder (Parker, Herdt & Carballo, 1999; Rubin, 1999; Vance, 1999; Foucault, 1999, 1980; Petchesky, 1998; Weeks, 1986). Tomando como ponto de partida as estratégias de comunicação que circulam nas instituições de saúde, nas (ciber)mídias, e em grupos sociais diversos, tem-se como meta contribuir com o fortalecimento da ação política das pessoas (empoderamento e conscientização no sentido Freireano), de modo que os espaços de decisão política pertençam efetivamente a todas as pessoas, inclusive às minorias sociais. O Grupo agrega, no momento, duas linhas de pesquisa: (1)(Ciber)Mídia e Instituições: relações de poder, representações e desafios na saúde (2)Saúde das Mulheres: relações de gênero, representações e políticas públicas. Também conta com um Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia Social (LEPPSO), no qual são realizados estudos teóricos/práticos presenciais e virtuais.

    Retirado de Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil - Adriane Roso
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    Psicologia Social, Cinema e Saúde: Círculo de Estudos e Análise Crítica Compartilhada de Filmes/Documentários GAP/CCSH 029554

    Descrição: O presente Projeto faz interlocução entre Psicologia Social e a tríade Saúde-Ensino-Cultura. Parte-se do pressuposto que o uso de filmes/documentários instiga a experimentação estética, serve como instrumento de inclusão cultural, e, ainda, como um possível disparador de processos de singularização. O Projeto configura-se a partir de duas etapas: Círculo de Estudos e Análise Crítica Compartilhada de Filmes/Documentários. Envolve estudantes e jovens e adultos que vivem em comunidades vulneráveis a psicopatologias. É, portanto, um projeto de ensino e de extensão ao mesmo tempo. Tem como objetivos: (a) capacitar alunos no campo teórico-metodológico da Psicologia Social, enfatizando o estudo de temáticas específicas no campo da saúde: violência e criminalidade, álcool e drogas, biotecnologias, e saúde sexual e reprodutiva em tempos de HIV/Aids, (b) propiciar maior inclusão cultural (resultado da facilitação do acesso às peças midiáticas - filmes e documentários) de pessoas de comunidades vulneráveis a psicopatologias e (c) estimular o desenvolvimento do pensamento crítico-dialógico sobre problemáticas em saúde utilizando peças midiáticas como disparadores. Como objetivos específicos têm-se a alimentação do Blog "Psicologia Social Brasileira" e o envolvimento dos acadêmicos com populações que tenham difícil acesso ao cinema e/ou a debates críticos orientados sobre problemáticas em saúde..

    Retirado de Plataforma Lattes de Adriane Roso.

    Gerusa, Pâmela e Lara.

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  5. ____________
    Relato pessoal de experiência no grupo "Olhares em Psicologia Social: Corpo, Mídia e Envelhecimento das Mulheres" coordenado pela mestranda Mauren Minato. Nesse grupo de duração de três semestres, o primeiro ano foi dedicado ao estudo teórico a partir de textos, filmes e documentários. Tivemos encontros quinzenais nos quais discutíamos sobre o que foi lido ou visto. Esse último semstre é dedicado à intervenção social e ministrado pelos próprios participantes, conforme suas possibilidades. Lara, Gerusa.

    Nesse ano, as acadêmicas Gerusa e Pâmela estão se inserindo no Projeto "Saúde, Minorias Sociais e Comunicação".

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