Sobre os Professores do Curso

Adriane Roso

FotoProfessora Adjunta (Dedicação Exclusiva) na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (na Graduação e no Mestrado). Psicóloga (UNISINOS, 1991), Mestre em Psicologia Social e da Personalidade e Doutora em Psicologia (PUCRS, 2000 e 2005), com Doutorado Sanduíche na Mailman School of Public Health, Department of Sociomedical Sciences, Columbia University (Jan 2001- Jun 2002), sendo Fulbright Alumni. Especialista em Saúde Pública pela UFRGS/ FIOCRUZ/ ESP/RS (1997). Especialista em Gestão em Saúde (UFRGS/2012). Certificada pela University of California (UCLA) em Aconselhamento em Alcool/Drogas. Lidera o grupo de pesquisa/estudo; Saúde, Minorias Sociais e Comunicação (UFSM). Membro Efetivo do Grupo de Trabalho Representações Sociais, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Estabelece Redes Colaborativas com UFRGS/PPGP, UFSM/Enfermagem. Atualmente, coordena o Curso de Psicologia da UFSM. Áreas de Pesquisa: psicologia social e saúde coletiva. Temas de interesse: minorias sociais, dispositivo grupal, discursos (ciber)midiáticos e direitos sexuais/reprodutivos.


Alberto Manuel Quintana
Possui graduação em Psicologia - Universidad Argentina J F Kennedy (1980), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) doutorado em Ciências Sociais, com área de concentração em Antropologia Clínica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e Pós-doutorado na Universidade Complutense de Madrid - ES (2013) na temática de Bioética. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Maria, onde leciona no Curso de Graduação de Psicologia e nos Mestrados de Psicologia e Enfermagem. Já exerceu as funções de Coordenador do Curso de Psicologia e Chefe do Departamento de Psicologia. É membro do Comitê de Bioética do Hospital Universitário de Santa Maria e líder do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde onde desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Bioética, Psico-Oncologia, Psicologia da Saúde, Psicologia Hospitalar e Tanatologia.

Aline Cardoso Siqueira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Doutorado em Psicologia pela UFRGS (2009), com participação no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CNPq) em School of Social Work - University Of Connecticut (2007/2008). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicologia Social e Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: institucionalização, adolescência, rede de apoio social e afetivo, família, políticas públicas e reinserção familiar. Atualmente, atua como docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria/RS, sendo coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFSM e executa pesquisa na área de Psicologia Social e do Desenvolvimento Humano em populações em situação de risco.

Ana Cristina Garcia Dias

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do RioGrande do Sul (1995)-Foi bolsista de Iniciação científica PIBIC CNPq de 1990 a 1994. Licenciada em Psicologia pela UFRGS em 1997), Mestre em Psicologia pela UFRGS em Sul em 1998 e Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (Área de concentralção: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) em 2003. Especialista em Processos de Ativação de Mudanças no Ensino Superior em 2006 pela FIOCRUZ e em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Wainer & Picoloto em 2009. Atualmente é professora Adjutna da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano e Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência, família, gravidez, comportamentos de risco, saúde.

Angélica Dotto Londero

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1995) e mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1999). Atualmente é professora da Graduação no Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento, com ênfase em Transtornos do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: necessidades especiais, inclusão familiar, escolar e social do PNEs, diagnóstico e tratamento de pessoas portadoras de necessidades especiais e orientação familiar de PNEs.

Caroline Rubin Rossato Pereira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), Especialização em Terapia de Casal e Família pelo Instituto da Família de Porto Alegre (2008), Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Doutorado Sanduíche UFRGS/Univesity of Michigan). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Terapia Familiar Sistêmica, atuando principalmente nos seguintes temas: relações pais-filhos/bebê, relacionamento fraterno, relações familiares. Atualmente, atua como docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria/RS.


Claudia Maria Perrone

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988),Especialização em Psicoterapia Psicanalítica CELG/UFRGS, mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Professora- adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria. Exerce atividades profissionais no Departamento de Psicologia da UFSM.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social, psicologia organizacional,psicanálise, clinica e subjetividade, saúde e trabalho, teoria da literatura e reforma psiquiátrica. Possui diversos artigos e capítulos de livros nas referidas áreas Psicanalista membro da Sigmund Freud Associação Psicanalítica. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSM.

 

  Dorian Mônica Arpini

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (1986), mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professora associada II da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: família, infância e adolescência,violência, exclusão e situação de risco, além de atuação na área da psicologia e saúde pública.

Francisco Ritter

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutorando na Universidade de Buenos Aires (UBA).

    


Hector Omar Ardans-Bonifacino

FotoLivre-Docente em Psicologia Socioambiental pela Universidade de São Paulo (USP, 2009) com tese intitulada "Clínica psicossocial da Identidade". Pós-doutorado em Psicologia Social na Universidade de São Paulo (USP, 2004) com estudo sobre a obra de J. Habermas e suas eventuais contribuições para o conhecimento das relações entre intervenção psicossocial, identidade e esclarecimento emancipatório. Mestre e Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP, 1996; 2001). Licenciado em Psicologia pela Universidad de la República de Uruguay (UDELAR, 1985). Membro do Conselho Diretor e Vice-presidente (São Paulo) da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) - Gestões 1997-2003. Membro da Comissão Editoral da Revista Psicologia & Sociedade (1996-2003). Consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (UNESCO) junto ao Ministério do Meio Ambiente (2005-2006). Diretor Executivo do Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura -Comissão São Paulo (2005-2007). Pesquisador associado do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (LAPSI-USP).Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria, Coordenador do LAPSI-UFSM (Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção da UFSM), Desempenhou-se como Chefe Substituto do Departamento de Psicologia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSM (2008-2009).Membro do Colegiado do Departamento de Psicologia e do Curso de Psicologia, UFSM. Membro do Grupo de Estudos em Psicologia Ambiental do IEA/USP. Atua principalmente nos seguintes temas: identidade psicossocial, metamorfose humana, intervenção psicossocial e socioambiental, emancipação, ação comunicativa.Pesquisador convidado no PNPD (Unisinos): "Laboratório de Políticas sociais e ambientais no Brasil: Gestão e inovação". Pesquisador convidado no Projeto de Pesquisa internacional (Brasil-Mexico) - O enraizamento e a organização social na cidade Jacarei, SP e na região de Puebla (México):um estudo psicossocial comparado;. Membro da Coordenação do Programa de Extensão Educação socioambiental multicentros na UFSM e na comunidade. Membro da Comissão Organizadora do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (Bahia, 2012). Membro da Comissão Científica do I Congresso Latino-Americano de Sustentabilidade Socioambiental (UFSM, RS, 2012).

  

Luís Fernando Lofrano de Oliveira

FotoPossui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em D E A Psychopathologie Fondamentale Et Psychanalys - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1996) e doutorado em Psicologia - Universite de Paris XIII (Paris-Nord) (1999). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, adolescência, agressividade, linguagem, pulsão e representação.


       Samara Silva dos Santos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), mestrado (2007) e Doutorado (2011) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase no desenvolvimento de crianças, adolescentes e famílias em situação de risco. Atuando principalmente nos seguintes temas: violência intrafamiliar, avaliação psicológica e intervenção clínica.


Silvio José Lemos Vasconcellos
Psicólogo, Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desenvolve trabalhos voltados para a avaliação e etiologia da Psicopatia, do Transtorno de Personalidade Anti-Social e para as suas respectivas implicações jurídicas. Desenvolveu trabalhos voltados para a divulgação científica da Psicologia Cognitiva e estudos sobre a História da Psicologia e das Ciências Cognitivas. No âmbito da Psicometria, construiu e validou a Escala Fatorial de Abertura à Experiência (EFA) com base no modelo dos cinco grandes fatores, sendo ainda um dos pesquisadores responsáveis pela adaptação e validação, no Brasil, do Psychopathy Checklist: Youth Version (PCL:YV) e da Medida Interpessoal de Psicopatia (IM-P). Dedica-se, atualmente, à construção e validação de instrumentos para avaliar mecanismos da cognição social, investigando a relação entre a capacidade de identificar emoções expressas pela face com a etiologia de diferentes transtornos mentais.


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